quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

REFLEXÃO DAS 40 HORAS DA FORMAÇÃO INICIAL

O Encontro realizou-se em Salvador-BA no período de 31/03 à 04/04 de 2009, organizado e ministrado por uma equipe da Universidade de Brasília, juntamente com os representantes do MEC Ministério da Educação.Este primeiro encontro presencial de 40 h foi uma etapa fundamental onde recebemos orientações e instruções da Formadora da UnB Valquíria Barreto, que apresentou todo o material do programa Gestar II e de como deve ser a implantação do mesmo no nosso município.Durante toda a semana foi trabalhado as TPs-Cadernos de Teoria e Prática os quais correspondem aos planos de aula do Programa Gestar II, estes cadernos são distribuídos em módulos. Seguindo a seguinte ementa na ordem descrita:· TP1- Linguagem e Cultura,· TP2- Análise Lingüística e Analise Literária;· TP3- Gêneros e tipos textuais,· TP4- Leitura e Processos de Escritas I;· TP5-Estilo, Coerência e Coesão;· TP6-Leitura e Processo da Escrita II.Vale ressaltar que nesse primeiro encontro trabalhamos as TPs 3,4 e 5, sendo estas aplicadas na mesma ordem em nosso município com os nossos cursistas professores das séries finais do ensino fundamental oferecendo –lhes nos momentos presenciais, onde tivemos trocas de experiências e reflexões em grupos, esclarecimentos de dúvidas e questionamentos, planejamentos e elaboração de situações didáticas e tantas outras atividades importantes para elevar a competência dos professores cursitas e de seus alunos.Como já foi enfatizado, a semana de formação proporcionou conhecimentos a todos nós, coordenador e formador municipal , e nos possibilitou subsidiar da melhor maneira os trabalhos que serão desenvolvidos pelo programa Gestar em nossa cidade, tendo como maior objetivo a melhoria do ensino aprendizagem.Por isso acreditamos que possamos reverter o quadro em que se encontra a educação em nosso país e o Gestar II é um grande passo pra essa longa caminhada.

MEMORIAL

Sou Silvana Pereira Santos, nascida em Jequié- BA, nascida em 16/ de outubro de 1972, filha de Valdemar Amâncio Santos e Mª Lina Novaes Souza Santos, tenho 3 irmãos e sou a caçula.moro com o companheiro Ricardo Picanço de Oliveira a 9 anos e estou aguardando o meu 1º filho que irá nascer em Outubro deste ano e se chamará João Gabriel. Estou muito feliz e ansiosa.
Iniciei minha vida escolar aos 6 anos , na alfabetização na Escola Rural de Apuarema onde concluir a 4ª série com um excelente desempenho. Me lembro com muita saudade das minhas 3 professoras : Ereliza ( que eu a chamava de tia Iza), pró Jacy Magnólia Leal que a chamava carinhosamente de tia Irai e professora Biza a qual já faleceu e foi quem me despertou o interesse pela matemática. Eu era considerada a melhor aluna da sala : organizada, colega, tinha compromisso com todas as atividades de classe e de casa.Em um único ano concluir 3ª e 4ª séries porque a professora achava que eu era muito adiantada para a turma.Na Escola Estadual Vasco Filho cursei a 5ª e 6ª séries.
Aos 12 anos vim estudar em Jequié, no Colégio Estadual Centro Integrado Luis Viana Filho , morei com minha tia Madalena a quem eu devo tudo que sou hoje que era professora e era referência como professora. Foi quem me incentivou e me ajudou muito para eu continuar meus estudos e me preparar melhor para o antigo 2º grau. Cursei magistério no Instituto Régis Pacheco e constatei a minha aptidão pelo ensino e o desejo de ser professora, pois sempre gostei de dar aulas e não perdia a oportunidade de sempre dar banca para os alunos das escolas particulares daqui de Jequié e dos alunos da minha tia Helena.
Aos 17 anos concluir o magistério e já ingressei na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no Campus de Vitória da Conquista no curso de Biologia porque aqui não tinha matemática que era meu sonho. Morei num pensionato durante 1 ano e logo após conseguir me transferir para Jequié porque não me adaptei com o clima muito frio e sentia muita falta da minha família , apesar de toda sexta-feira ia para casa e retornava toda segunda-feira. Chorei muito esse período que fiquei afastada dos meus pais.
No decorrer da minha formação, fiz concurso para professora da rede municipal e fui aprovada trabalhava durante o dia e estudava a noite. Concluir minha Licenciatura após 4 anos . Em seguida , me inscrevi num curso de Pós-graduação em Planejamento Educacional pela UNIVERSO/ RJ sendo o curso semi-presencial. Concluir em 18 meses no ano de 2002. Enquanto estava dando aulas sempre participando de curso de capacitação para aprimorar meus conhecimentos. Em 2001 fiz concurso para professor do Estado e fui aprovada; na verdade já era o segundo concurso que eu tinha sido aprovada mas não chamada. Já tinha até perdido as esperanças , quando em 2003 fui convocada para assumir 20h Rede Estadual. Por volta de 2004 iniciei mais um curso de Pós –Graduação na Biologia na UESB Conservação e Manejo dos Recursos Naturais mas desistir , não era o que queria . Adiante o Estado liberou mais 20h e eu fui trabalhar numa escola que eu gosto muito, Escola Estadual Maria José de Lima Silveira, além de ficar bem próximo a minha casa, meus colegas são como família.. Em 2004 e 2005, participei como cursistas do Programa GESTAR I, fui coordenadora do Projeto de Regularização do Fluxo Escolar até 2006.Mais uma oportunidade do governo em oferecer uma Pós- graduação “ Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias para professores do Ensino médio, também a distância, pela UNB que teve início em setembro de 2006 e terminamos em julho de 2007 e eu mais uma vez enfrentei e com muita dificuldade pois no período estava assumindo um cargo na Direc e precisava viajar frequentemente .Tive problemas de saúde na família e eu também com problemas pessoais. No dia da apresentação da monografia , em Salvador eu tinha vindo no dia anterior depois de uma semana de reuniões no IAT , tive que voltar na véspera da apresentação porque adoeci. Logo, não recebi o certificado de Especialização e sim de curso de aperfeiçoamento com carga horária de 360h.Durante esse período que fiquei na DIREC 2007 e 2008 foi de muito crescimento profissional . Participei de vários cursos :
-Cursista de Matemática do Programa GESTAR II 360h (MEC/ FUNDESCOLA/ SEC)
-Curso de Formação para Tutores em EAD 200h (UFBA)
- Coordenadora/ Alfabetizadora de turma do Programa TOPA 240h ( SEC, BA/ MEC)
-Tutora do Programa Formação pela Escola 120h (FNDE/MEC/IAT)
_ Multiplicadora do Programa PROGESTÃO 270h(MEC / CONSED/ SEC/SUPAV) dentre outros.
Agora em 2009, estou assumindo a coordenação do GESTAR II no município, continuo multiplicadora do PROGESTÃO e Tutora do Programa FormAção pela Escola.

PORTFÓLIO


Este é o Portfólio Reflexivo do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar-GESTAR II, que representa um importante instrumento de avaliação e auto-avaliação da aprendizagem, bem como desenvolvimento da nossa autonomia.O Portfólio é para o formador uma possibilidade de revelar e dar visibilidade a todo trabalho desenvolvido na formação continuada semipresencial dos professores de matemática e língua portuguesa dos anos / séries finais do ensino fundamental.Cabe ressaltar que o portfólio reflexivo registrará todas as atividades desenvolvidas desde o primeiro encontro presencial de 40 h com os formadores da UnB realizado em Salvador-BA para promover a nossa capacitação enquanto formadores municipais e todos os trabalhos que contempla a carga horária do programa como: Os estudos individualizados, Oficinas, Lição de Casa e Elaboração do Projeto.Por meio desse instrumento queremos diferentemente de uma simples anotação trazer os registros das reflexões das etapas percorridas durante todo o processo de construção do conhecimento proposta pelo programa Gestar II, possibilitando a todos, tanto formador como os cursistas , a melhoria de suas práticas pedagógicas. Sendo registrado neste instrumento de avaliação todos os conhecimentos e atividades desenvolvidas do longo de todo o ano de duração do Programa desde a primeira capacitação com os formadores da CFORM / UnB, a implantação no município, os encontros presenciais, planejamento do projeto e algo mais que for acontecendo.O Portfólio representará para todos os envolvidos no Programa Gestar II uma das possibilidades de criação e dinamismo numa prática pedagógica comprometida com a formação do cidadão capaz de pensar e de tomar decisões.

Dinâmicas

Balão dos sonhos

Objetivos: integrar o grupo e falar dos sonhos.
Descrição: entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo. Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo.Finalizar: finalizar com um abraço, desejando boas vindas ao colega de turma.


Dinamizando o grupo

Objetivo: Promover a comunicação entre todos os participantes do grupo.
Material: Papel ofício e lápis.
Desenvolvimento:
1) Grupo em círculo, sentado.
2) Cada participante recebe uma folha de ofício em branco, escrevendo o seu nome no alto dela.
3) A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma mensagem destinada à pessoa cujo nome se encontra no alto da folha.
4) Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem.
5) Fazer a leitura silenciosa das mensagens recebidas.
6) Em um plenário, comentar com o grupo o seu trabalho:- O que foi surpresa para você?- O que já esperava?- O que mais o(a) tocou?
Fonte: Projeto Memorial Pirajá - Bahia.



Meu presente / Meu futuro
Objetivo
: Perceber que a construção do futuro depende das vivências e escolhas do presente.
Material: Papel ofício, lápis, lápis de cera e fita crepe.
Desenvolvimento: 1. Grupo espalhado pela sala, sentado.
2. Distribuir para os participantes, papel, lápis preto e de cera, solicitando que representem através de desenho, o momento que estão vivendo, compondo um retrato intitulado “Meu presente”. Tempo.
3. Quando todos tiverem terminado, distribuir nova folha de papel, pedindo que componham a representaçao do futuro que imaginam e gostariam para si. A este retrato devem chamar “Meu futuro”. Tempo.
4. Cada participante apresenta para o grupo seus desenhos, explicando seu significado.
5. Quando as apresentações terminarem, o facilitador pede que, de um em um, cada adolescente prenda seus desenhos na parede, mantendo entre o “presente” e o “futuro” uma distância que represente a separação que existe entre sua vida atual e o que almeja seguir.
6. Plenário - falar sobre a distância existente entre o presente e o futuro e sobre como pretende aproximar esses momentos, salientando que o projeto de vida é que faz a ponte entre esses dois tempos, possibilitando o enfrentamento das condições adversas.
Fonte: Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro, do livro “Aprendendo a ser e a conviver!, ED. FTD, 1999.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

REFLEXÃO: A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO

O pensamento do sucesso começa com idéias, sonhos,atitudes, educação e planejamento.Tem muita gente que defende a idéia de que para alcançaro sucesso profissional basta querer e querer intensamente.É isso, provavelmente, a primeira atitude de um vencedor.Mas de nada vai adiantar desejar, se os planos não saíremdo papel. Grandes idéias nascem e morrem todos os dias porfalta de um plano de ação que dê sustentação à idéia. Sãoas atitudes que escrevem a nossa história, e não nossasexpectativas.Muitos dos que fazem sucesso afirmam todos os dias que nãoficam esperando o sucesso bater às suas portas. Gosto sempreda afirmação do Abílio Diniz: "Enquanto alguns sonham como sucesso, nós acordamos cedo para fazê-lo". Ninguém chegaonde quer chegar profissionalmente por um golpe de sorte.Foi-se o tempo que um currículo recheado de excelentesuniversidades e MBAs eram certeza de boa colocaçãoprofissional.Não faltam exemplos hoje de pessoas com cursos, digamos aqui,apenas razoáveis, que conseguiram encontrar o caminho dosucesso até com mais solidez do que outros que vieram degrandes escolas.Não há crítica aqui ao conhecimento ou a qualidade real dasgrandes escolas, mas sim a atitude do ser humano ou a faltadela, a diferença está nas decisões e na postura que apessoa toma em sua vida.A maior carência no mundo profissional não é de conhecimentoe sim de atitude. As pessoas sabem o que tem que fazer,mas não fazem.Também existem outros ingredientes para se atingir o topo.Segundo Eugênio Mussak, as pessoas costumam encarar a vidaprofissional separada da vida pessoal, como se isso fossepossível! Essa é uma visão de curto alcance porque não sepode desenvolver alguém pela metade. Ele ainda fecha essaposição com três pontos estratégicos:1. Onde se está.2. Onde se quer chegar e,3. O que se está fazendo para chegar lá.O ser humano é o animal mais frágil do planeta. Ele sóconsegue ter força quando se une aos seus pares. Essa é umavisão filosófica, mas também muito utilitária. Mas é precisosair do discurso para a ação. Não basta apenas trocar cartões.É necessário cultivar amizades e estabelecer vínculos.Não basta rezar... É preciso ir ao encontro de Deus!E quando você estiver no topo, lembre-se das palavras dodramaturgo americano Wilson Mizner: "Seja simpático com aspessoas à medida que você for subindo, porque você encontrarácom elas à medida que você descer". Ou seja,humildade não faz mal a ninguém!Pense nisso,Um abraço e esteja com Deus!

MENSAGEM : MUDANÇAS

Quando plantamos uma roseira, notamosque ela fica dormindo muito tempo no seio da terra,mas ninguém ousa criticá-la, dizendo:"Você não tem raízes profundas" ou"Falta entusiasmo na sua relação com o campo".Ao contrário, nós a tratamos com paciência,água e adubo.Quando a semente se transforma em muda,não passa pela cabeça de ninguém condená-lacomo frágil, imatura, incapaz de nos brindarimediatamente com as rosas queestamos esperando.Ao contrário:nos maravilhamos com o processo donascimento das folhas seguido dos botões,e, no dia em que as flores aparecem,nosso coração se enche de alegria.Entretanto, a rosa é a rosa desde omomento em que nasce até seu período deesplendor, e termina murchando e morrendo.A cada estágio que atravessa - semente, broto,botão, flor - expressa o melhor de si.Também nós, em nosso crescimento e constantemutação, passamos por vários estágios:vamos aprender a reconhecê-los,antes de criticar a lentidão de nossas mudanças.(W. Timothy Gallway)

TEXTO: SE AS LETRAS BASTASSEM

Se as letras bastassem, não veríamos as principais nações alfabetizadas patrocinando o ódio e a destruição através das guerras.
Se as letras bastassem, não teríamos as religiões detidas no culto externo e nem a ciência muitas vezes em corrida desenfreada para descobrir novas armas, entregue a inteligências sem senso moral.
Se as letras bastassem, os índices de suicídio, cada vez mais alarmantes, identificando grave desequilíbrio moral do indivíduo, não estariam alastrando-se entre as classes sociais privilegiadas pela cultura.
Se as letras bastassem, não estaríamos, na atualidade, frente à crescente indústria do aborto nos lares que a instrução e o conforto se fazem presentes, e ainda com a concordância de muitas autoridades.
Se as letras bastassem…
Na verdade, não basta ensinar apenas dando o aprendizado do fazer.
Que importa saber fazer se esse saber é egoísta e não promove o bem para todos?
As nações podem se enriquecer, entretanto, se o povo ignora como utilizar melhor essa riqueza para se engrandecer na legítima fraternidade que deve reger a vida, o orgulho de que tanto se vangloria levará esse mesmo povo ao desequilíbrio social, à miséria e ao desrespeito dos direitos dos outros, gerando desespero.
Podemos desfilar na vida ostentando diplomas e títulos, nas mais variadas profissões, mas, nenhum currículo pode representar o caráter individual, e se esse caráter é corrompido, sem base em valores morais profundos e elevados, encontraremos com o tempo a própria ruína, e as vantagens particulares adquiridas se perderão.
A escola que ilustra o conhecimento, estimula o raciocínio, é importante, entretanto, se faz incompleta por não fornecer a orientação moral e a sensibilização dos sentimentos.
Não basta conhecer. É preciso compreender.
Se as letras bastassem, os alfabetizados do mundo há muito tempo teriam implantado na Terra todos os valores de felicidade que tanto desejamos e procuramos.
Se as letras bastassem, não teríamos tantos problemas sociais e morais na família, na sociedade e nas salas de aula da escola.

Marcus De Mario
Diretor e Educador do IBEM